Concurso de Bolsas 2013

Concurso de Bolsas 2013 PDF Print E-mail
Friday, 20 December 2013 11:43
Comunicado

A Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) vem denunciar a grave situação do processo relativo ao Concurso para a atribuição de Bolsas Individuais de Doutoramento, Doutoramento em Empresas e Pós-Doutoramento de 2013.

É com preocupação que assistimos ao facto da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) insistir em não cumprir prazos. Este poderá ser, efetivamente, o primeiro ano em que os candidatos se veem impossibilitados de começar o programa de trabalhos em janeiro, consequência ainda não serem conhecidos os resultados.
Os erros e incumprimentos processuais multiplicam-se e minam a credibilidade da entidade responsável pela atribuição de dinheiros públicos no financiamento da investigação. A recente falta de consideração e transparência no resultado do concurso Investigador FCT, verifica-se também no concurso para as bolsas individuais. O deslacrar unilateral de orientadores pela FCT ou o facto de já se conhecerem as avaliações de alguns candidatos, antes da publicação dos resultados, a título de exemplo leva-nos a questionar as razões para a não divulgação dos resultados.

Neste sentido, a ABIC questionou no decorrer desta semana a Direção da FCT sobre os seguintes assuntos:

1. Quando serão divulgados os resultados do concurso para atribuição de Bolsas Individuais de Doutoramento, Doutoramento em Empresas e Pós-Doutoramento?

2. Será garantido o início da bolsa a 1 de Janeiro de 2014 aos candidatos que tenham manifestado esse desejo e tenham cumprido todos os prazos regulamentares?

3. Será garantido que nenhum bolseiro será prejudicado pelos atrasos que impeçam a assinatura do contrato até 1 de Janeiro de 2014?

Tão relevantes como este atraso são os cortes já anunciados, que parecem apontar para que o número de bolsas atribuídas seja pouco mais do que residual. Este Governo e esta Direção da FCT estão a destruir aquilo que foi construído com anos de trabalho, esforço e dedicação dos investigadores em Portugal. Com estes cortes, muitos colegas nossos não terão outra solução que não seja a emigração e abandonar a Investigação científica em Portugal.

Em agosto de 2013, obrigámos a FCT a recuar nalgumas das alterações que pretendia introduzir às regras de candidatura a bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento, que excluiriam de forma arbitrária milhares de candidatos. Também agora nos vamos ter que mobilizar para contrariar este ataque que está a ser dirigido aos bolseiros e à Investigação Científica em Portugal. A mobilização e luta de agosto de 2013 mostrou que não existem processos irreversíveis desde que sejamos capazes de nos unir para combater as injustiças a que somos sujeitos.

Como iniciativa simbólica, a ABIC declara inaugurada a página

http://aindasemresultados.pt.vu

Nesta página está presente um relógio que apresenta, por um lado, a data em que os bolseiros já deviam estar em condições de começar as suas bolsas – se a FCT cumprisse com os prazos com que se comprometeu –, e por outro lado, a data em que muitos colegas nossos terão conhecimento que este Governo e a FCT os deixa sem alternativas de vida e de subsistência.
Estamos todos convocados para combater a injustiça que se avizinha! Que ninguém se sinta derrotado!

Num momento como este, será cada vez mais necessária a afirmação da luta dos bolseiros, da sua capacidade reivindicativa e das suas justas exigências como forma de combater um Governo que tem tratado os bolseiros e investigadores como descartáveis. A ABIC estará na primeira linha da defesa dos direitos dos bolseiros e convocará todos aqueles que estejam dispostos a não desistir a estarem presentes nas suas iniciativas e a demonstrar que outro caminho é possível!

http://www.abic-online.org/index.php/component/content/article/417-concurso-de-bolsas-2013

Advertisements

About Andreia Sofia Paixao

I’m an architect but at the moment I’m doing a PhD in the “Architecture of Contemporary Metropolitan Territories” at the University Institute of Lisbon (ISCTE-IUL). I have worked teaching children in a primary school, in performance studies and as a production assistant in dance and events on ecological themes. PhD Researcher _ Architecture / Contemporary Dance / Permaculture My research is situated at the intersection of architecture, landscape architecture, public art and urban development.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: